terça-feira, 2 de julho de 2013

Herói


Num tempo muito distante dos dias de hoje, em um lugar mais distante ainda, existia um homem, cuja única função de sua vida era ser um herói. Ele andava de cidade em cidade enfrentando bandidos, assassinos, tiranos e vilões. Não tinha casa, amigos ou família, pois não tinha tempo para tais coisas, dizia que vivia apenas para a justiça e para acabar com o mal no mundo. Um dia, viajando sozinho por uma estrada, encontrou um velho sentado observando o céu, ele passou devagar perto do ancião, e o velho olhou-o e perguntou: o que desejas homem? E o nosso herói respondeu: nada meu bom velho. E o velho falou: Isso não encontrara aqui, o que desejas homem? O herói então parou e respondeu; desejo acabar com o mal do mundo e ser o maior herói já visto, sabes onde o mal se esconde por estas bandas? O velho ficou um momento em silencio e então se pronunciou: O mal se encontra em frente, atrás, dos lados, no céu, na terra, no fundo do oceano e no topo da montanha mais alta, mas o pior mal é aquele que se encontra dentro de ti. O herói se assustou e indignado resmungou: Como assim? O mal dentro de mim? Estas louco velho? Sou apenas justiça e bondade, dediquei a minha vida toda a combater o mal. O velho então pronunciou: Para se tornar herói, deve primeiro derrotar o vilão que reside em você. E o herói respondeu: velho, agora diz que sou um vilão? Não deves conhecer a minha fama. Salvei diversas cidades de tiranos, prendi mais de mil bandidos, protegi os pobres e indefesos. E então o velho se pois a falar: oh! Pobre herói, vejo que sua visão estás encoberta, mal consegues ver alem do que seus olhos mostram, me digas, não és tão egoísta quando o próprio vilão? Não julgou os valores dele diferentes do seu e impôs a sua vontade a dele? Não foi isso que ele fez aos pobres? Não julgou que o seu prazer era mais certo que o dele e o derrotou e prendeu? Não foi isso que ele fez com os indefesos? Não usou da sua força para puni-lo? Não foi o que o tirano fez ao povo? Não sentiu raiva dele ao ver suas ações? Não foi isso que ele sentiu em relação a você? Herói como é frágil a linha que separas o bem e o mal, o que em outras épocas era errado hoje já não é certo? E com tantas verdades em formas de perguntas o herói ficou pasmo, mal conseguia manter-se em pé. Sentou-se ao lado do velho e refletiu sobre o que tinha ouvido. A noite ia chegando e o herói perguntou ao velho: o que devo fazer para derrotar esse vilão traiçoeiro, que mora em mim e que mesmo escondido ainda estava tão presente e eu não o vi? O velho levantou e disse: não sei meu jovem, sou apenas um velho e não um herói, e o velho foi andando em direção ao final da estrada ate os olhos do herói não mais enxergá-lo. O herói ficou imóvel, sentado na pedra pensando em tudo que o velho tinha lhe falado e como iria derrotar o seu maior vilão. Ele ficou tanto tempo parado pensado que ao amanhecer ele tinha se transformado numa pedra em forma de homem. Dizem que ate hoje naquela estrada, pode se ver a pedra em forma de homem e que se vocês prestarem atenção um minuto, poderão ouvir junto ao vento o barulho de espadas e alguém gritando: Eu me derrotarei e assim venci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário